No bacharelado em Teologia do Unasp, os alunos são capacitados para o ministério pastoral, em suas diferentes frentes, a partir de uma perspectiva bíblico-teológica. Baseado na revelação bíblica, o estudo teológico dialoga com diferentes áreas do conhecimento e explora as questões mais intrigantes acerca do sentido da vida humana.
Em diálogo com outras áreas do conhecimento científico, o curso de teologia explora quatro subáreas principais: a teologia bíblica, a teologia sistemática, a teologia histórica e a teologia aplicada. A teologia bíblica explora os diferentes livros ou blocos de livros no cânon bíblico, bem como as línguas necessárias (hebraico e grego) para esse estudos. Por sua vez, a teologia sistemática promove a articulação de temas doutrinários à luz da revelação bíblica e em diálogo crítico com propostas doutrinárias desenvolvidas na história da teologia e na contemporaneidade. Já a teologia histórica apresenta como os temas teológicos foram entendidos em diferentes fases da história por diferentes grupos religiosos, especialmente à luz dos contextos cultural, religioso e sociopolítico em curso. Finalmente, a teologia aplicada trabalha com os aspectos práticos do ministério, como a formação espiritual, os ministérios da igreja, a evangelização, a pregação, a liderança eclesiástica, a ética e o aconselhamento pastoral.
As aulas são ministradas por mestres, doutores e pós-doutores, baseada na filosofia Adventista do Sétimo Dia. Além das aulas teóricas, os alunos têm a oportunidade de aprofundamento na iniciação científica por meio da participação em grupos de pesquisa. No âmbito prático, o estudante de teologia aplica o aprendizado adquirido em aula nas atividades realizadas em igrejas e em projetos sociais. Essas atividades se relacionam com os diferentes ministérios que demandam a liderança e participação pastoral: ministérios relacionados à criança, à juventude, ao serviço e instrução de adultos, à capelania, à ação solidária, ao evangelismo e à administração da igreja. No caso do evangelismo, os estudantes de teologia são enviados no sexto semestre para diversas regiões do Brasil, e mesmo do mundo, com o objetivo de desenvolverem a prática ministerial de forma intensiva, permanecendo fora da sala de aula por três meses.
O egresso do curso de Teologia terá o perfil de um líder espiritual, sob a perspectiva evangélica tradicional. O exercício das atividades profissionais estará sintonizado com as características sociais do grupo a que serve, de modo que suas habilidades estejam a serviço da comunidade. O egresso passa também a ter a capacidade de identificar necessidades espirituais e analisa-las à luz dos princípios bíblicos, levando a uma intervenção lúcida e auxiliadora. O bacharel é responsável por promover a melhora da qualidade espiritual de sua comunidade, levando-a ao aprimoramento cristão e ao estabelecimento de fortes vínculos de civilidade, bem como passa a ter competência e habilidade para compreender a diversidade de elementos teóricos, além das múltiplas formas e técnicas de atuação possíveis na tradição cristã. Como líder espiritual, compreenderá que a teologia sempre estará em interface com áreas afins do conhecimento como a antropologia, pedagogia, sociologia, psicologia, filosofia, entre outras.
Ministério Pastoral de Igrejas;
Ministério Pastoral de Capelania;
Ministério Pastoral de Evangelismo;
Ministério Pastoral de Missão intercultural.