O curso de Jornalismo do Unasp oferece aos seus alunos uma infraestrutura voltada à prática profissional. São agências de notícias, estúdios de rádio e televisão e laboratórios para edição e diagramação. A Agência Brasileira de Jornalismo (ABJ), recebeu da Expocom Regional e Nacional, em 2010, os prêmios de Melhor Agência Júnior do Sudeste e do país. A revista Canal da Imprensa conquistou em 2005 e 2007, o SET Universitário da PUC-RS como melhor revista acadêmica online de crítica de mídia do Brasil. Em 2016 o Unasp foi a única instituição premiada no estado de São Paulo no SET Universitário, como melhor produção de material institucional. Em 17 anos de existência, o curso coleciona 21 prêmios regionais e nacionais. O curso de Jornalismo do Unasp foi o primeiro de São Paulo a se adaptar às Novas Diretrizes Curriculares, modernizando sua grade e projetos, deixando de ser uma habilitação de Comunicação Social e se transformando em bacharelado pleno.
As aulas são ministradas por mestres, doutores e pós-doutores no período noturno. O curso tem duração de 4 anos e ao longo dos semestres, o aluno tem contato com as diversas áreas da profissão. Isso favorece a uma visão holística de comunicador, fortalecendo assim a sua formação. Além das aulas práticas em salas com equipamentos multimídia, o Unasp propõe um ensino prático, aproximando os alunos da realidade do mercado de trabalho. Os programas de estágio na própria instituição e na região, contribuem para o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos alunos.
O Jornalista formado pelo Unasp é capacitado para a criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e a suas inserções culturais, políticas e econômicas; possui habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo; adquire uma visão integradora e horizontalizada - genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem; utilizam criticamente o instrumental teórico-prático oferecido em seu curso, sendo, portanto, competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação ao jornalismo.
• Redator
• Produtor
• Repórter
• Apresentador
• Assessor de Imprensa
• Assessor de Comunicação
• Social Media
• Radialista
• Locutor
• Editor
• Fotojornalista
• Podcaster
• Youtuber
• Diretor
• Roteirista
Mestra em Linguagem, Mídia e Arte na PUC-Campinas. Possui graduação em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, pelo UNASP (2008) e pós-graduada em Inteligência Competitiva pela AVM Faculdade Integrada (2014). Atua como coordenadora e docente nos curso de Comunicação Social e Jornalismo no UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo). Possui experiência em televisão, tendo atuado nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, programação e audiência, e também em produção e gestão de televisão com foco em conteúdos educativos.
nome completo do curso
Jornalismo
modalidade
Presencial: regime intensivo semestral
dirigentes da instituição
área
Ciências Sociais Aplicadas
campus
Engenheiro Coelho
habilitação
Bacharelado em Jornalismo
diploma emitido por
Centro Universitário Adventista de São Paulo
resultados avaliação mec
carga horária
3274 horas
autorização mec
Portaria n° 2.117 de 16/07/2004 - DOU 19/07/2004. Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 702, de 18/12/2013, DOU de 19/12/2013.
regimento geral
duração
8 semestres
Mensalidade
outros regulamentos e documentos
Matriz Curricular