O Mestrado Profissional em Educação tem duração mínima de 18 (dezoito) meses no mínimo, e 24 (vinte e quatro) meses no máximo, considerando-se este o decurso máximo para a defesa pública do Trabalho Final de Mestrado.
O prazo referido pode ser prorrogado pelo Coordenador do Programa, por um período máximo de 12 (doze) meses e ouvidos o professor orientador e o colegiado do Programa, mediante matrícula na atividade curricular de Trabalho Final de Mestrado.
O não cumprimento dos prazos estabelecidos implicará no desligamento do aluno do curso.
A integralização dos estudos necessários ao Mestrado é expressa em unidades de crédito, sendo que o número mínimo de créditos em disciplinas não pode ser inferior a 21 (vinte e um), os quais são completados por 06 (seis) créditos referentes à dissertação, totalizando o mínimo de 27 (vinte e sete) créditos exigidos para a finalização do curso. Cada crédito é equivalente a 15 (quinze) horas.
Formação de Professores e Gestores Educacionais. Estudos sobre a formação de Docentes e Gestores em diferentes níveis de ensino, observando os limites e as possibilidades da inovação pedagógica nas ações educacionais. Problematiza as repercussões das políticas educacionais nas práticas educativas e contempla experiências que promovam o desenvolvimento profissional em educação.
1- Formação de professores, currículo e práticas inovadoras
Investiga a formação inicial e continuada de professores e os saberes mobilizados nos processos formativos e curriculares; considera as práticas docentes numa perspectiva contemporânea, em que as intervenções metodológicas e tecnológicas inovadoras se dão em diferentes tempos, espaços, modalidades e níveis de ensino, capazes de criar identidades e características distintivas num cenário educacional e cultural diversificado.
2- Formação de gestores, processos educativos e avaliação.
Investiga e analisa criticamente a gestão educacional, a partir de seus fundamentos filosóficos, epistemológicos, políticos e históricos. Contempla estudos e intervenções sobre a gestão e avaliação de sistemas e processos educacionais.
Disciplinas Obrigatórias:
Disciplinas Optativas: