Formato: Presencial.
Módulos: a integralização dos estudos necessários ao Doutorado se constitui em unidades de crédito, sendo 21 o número mínimo de créditos em disciplinas, os quais serão complementados por 19 créditos referentes a atividades de pesquisa e extensão e 12 créditos para a elaboração da tese, totalizando 52 créditos (780h).
Será atribuído o seguinte valor total obrigatório de créditos nas disciplinas cursadas:
I.Disciplinas:
Disciplinas obrigatórias – 9 créditos
Disciplinas optativas – 12 créditos
Total de 21 créditos em disciplinas a serem cursadas.
II. Atividades:
O DPE propõe atividades de pesquisa e extensão em um total de 19
créditos assim distribuídos:
projetos de extensão com publicação;
III. Créditos da tese:
12 créditos
Resumo:
O total da carga horária do DPE será de 52 créditos (780h):
21 créditos das disciplinas;
19 créditos de atividades de pesquisa e extensão;
12 créditos para tese
Duração: O DPE terá a duração mínima de 30 (trinta) e a máxima de 48 (quarenta e oito) meses, sendo que o referido prazo pode ser prorrogado pelo Coordenador do Programa, por um período máximo de 12 (doze) meses.
O Doutorado Profissional em Educação está concentrado na área de “Formação de Professores e Gestores Educacionais”, que contempla os estudos sobre a formação de docentes e gestores em diferentes níveis e modalidades de ensino. Considerando-se as possibilidades e desafios da inovação pedagógica nas ações educacionais, as repercussões das políticas nas práticas educativas e as experiências que promovam o desenvolvimento profissional no âmbito da educação.
1 Formação de Professores, Currículo e Práticas Inovadoras.
A linha “Formação de Professores, Currículo e Práticas Inovadoras” tem como objetivo investigar, desenvolver e aprimorar estratégias e abordagens relacionadas à formação de educadores, ao desenho curricular e à implementação de práticas pedagógicas inovadoras. Visa, ainda, aprofundar o conhecimento e promover avanços na educação, abrangendo a investigação inicial e continuada de professores e os saberes mobilizados nos processos formativos e curriculares. Para isso, considera as práticas docentes numa perspectiva contemporânea, em que as intervenções metodológicas e tecnológicas inovadoras ocorrem em diferentes tempos, espaços, modalidades e níveis de ensino, criando, dessa forma, identidades e características distintivas num cenário educacional e cultural diversificado.
2 Formação de Gestores, Processos Educativos e Avaliação.
A linha “Formação de Gestores, Processos Educativos e Avaliação” concentra-se no estudo, desenvolvimento e aprimoramento das competências, práticas e estratégias relacionadas à gestão educacional e escolar, aos processos de ensino-aprendizagem e à avaliação de resultados. Busca entender e aprimorar a eficácia das lideranças educacionais, bem como, a qualidade dos processos educativos e a avaliação do desempenho dos alunos. Nessa linha, objetiva-se investigar e analisar de forma crítica a gestão educacional e escolar, com base em fundamentos filosóficos, epistemológicos, políticos e históricos e, ainda, contemplar estudos e intervenções sobre a gestão e a avaliação de sistemas e processos educacionais.
Ementa:
Concepções, abordagens e técnicas das pesquisas: quantitativa, qualitativa e métodos mistos, privilegiando os aspectos operacionais da investigação científica na área da educação. Levantamento, análise e interpretação de dados, em diferentes abordagens metodológicas atuais de investigação no campo educacional. Reflexões epistemológicas na área educacional, incluindo pensamentos de autores clássicos sobre a construção do conhecimento científico.
Ementa:
Estudo sobre o desenvolvimento profissional como processo que envolve a constituição do sujeito, sua subjetividade, com ênfase na formação, profissionalidade e identidade profissional. Análise de ações e práticas formativas desenvolvidas no lócus da escola com potencial para favorecer a inclusão de novos modos de trabalho e organização pedagógica, articulando-os ao currículo, à pesquisa como princípio formativo e às inovações pedagógicas. Todos esses conceitos, processos e reflexões em ação e na ação serão guiados pela perspectiva bíblica.
Ementa:
Estudos de situações cotidianas vivenciadas em espaços educativos e de pesquisas realizadas em âmbito interno e externo às instituições de ensino, práticas associadas a projetos e avaliação de desempenho dos alunos, dos docentes, gestores e outros atores que atuam na educação. Ampliação dos diálogos em torno das pesquisas realizadas pelos estudantes, tendo em vista o aprofundamento do processo investigativo em uma perspectiva da educação integral, que visa o desenvolvimento do ser humano no seu potencial holístico. Técnica de construção de portfólio individual.
Ementa:
Estuda concepções históricas e contemporâneas da teoria do currículo. Fomenta a reflexão crítica sobre políticas públicas voltadas para a estruturação do currículo na Educação Básica e Superior, incluindo as políticas afirmativas e legislações atuais que determinam o currículo
nacional. Análise de currículos e práticas curriculares inovadoras.
Ementa:
A diversidade como constituinte da condição humana. Multiculturalismo e interculturalismo na educação. A diversidade étnico-racial na formação da cultura brasileira com ênfase nas histórias e culturas afro-brasileiro, africanos, dos povos indígenas e comunidades tradicionais em geral. Estudo sobre as políticas afirmativas e dos principais dispositivos legais sobre a educação inclusiva.
Ementa:
Abordagem de processos, desafios e oportunidades relacionados à internacionalização da educação básica e superior, cooperação internacional e integração regional da educação. Internacionalização das instituições de educação em todos os níveis de ensino impulsionada pela globalização do conhecimento. Conceitos e abordagens da internacionalização na educação. Experiências e vivências do processo de internacionalização no âmbito de parcerias internacionais, por meio da participação de docentes externos, atividades de cooperação em eventos e intercâmbio.
Ementa:
Integração das tecnologias na educação como estratégia de inovação didática, mediante intervenção nas práticas docentes e mediação na gestão educacional. Estudo da influência e relação das tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem. Desenvolvimento de habilidades e competências pelos docentes e discentes visando à cidadania integral numa sociedade tecnológica.
Ementa:
Aspectos histórico-conceituais e metodológicos da educação em saúde com vista à promoção da saúde em um contexto de educação integral na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. Permite a reflexão sobre aspectos metodológicos necessários ao processo ensino-aprendizagem desse tema transversal contemporâneo. Estimula ações educativas para aperfeiçoamento do estilo e qualidade de vida na escola e na comunidade.
Ementa:
Estudo da conceituação de política educacional e dos principais dispositivos legais sobre a educação especial; análise da estrutura e funcionamento dos serviços de educação especial em uma perspectiva inclusiva, e do papel dos movimentos sociais na luta pela educação especial; reflexões sobre o paradigma educacional da inclusão, tendo como panorama as condições de acessibilidades e qualidade no processo de aprendizagem no cotidiano escolar; o tratamento do indivíduo público-alvo da educação especial na efetividade da inclusão na escola, na universidade e sociedade.
Ementa:
Estudo dos Processos Educacionais no contexto da atualidade com base nos aspectos sociopolíticos, históricos, legais, pedagógicos, curriculares e organizacionais que constituem o campo de ação escolar/acadêmica. Mapeamento dos processos e estratégias de acompanhamento de desempenho da instituição e do aluno. Exploração de estratégias para gerenciar o ambiente de sala de aula. Aprendizagem do uso da tecnologia de forma eficaz no processo educacional, incluindo o uso de sistemas de gestão de aprendizado e ferramentas digitais. Projeção de currículos alinhados com padrões educacionais e as necessidades dos alunos. Planejamento da comunicação com os pais e responsáveis dos alunos, com o entorno da instituição para promoção de parcerias. Avaliações regulares da instituição educacional para identificar áreas de melhoria.
Práticas de ensino em uma abordagem multidisciplinar a partir de intervenções metodológicas e tecnológicas inovadoras; cultura Maker; movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade); aprendizagem baseada na resolução de problemas e aplicação ao mundo real; desenvolvimento das habilidades práticas e apreciação pela colaboração; práticas experimentais especialmente nas áreas de química, física, biologia, matemática e engenharia, de modo aplicáveis em todos os níveis de ensino.
Estudo sobre os principais conceitos e ferramentas da área de gestão e sua aplicação na área educacional. Reflexões sobre os tipos de liderança e suas principais competências, convergindo para relacionamentos e resultados. Análise de propostas de gestão e liderança voltadas para a inovação disruptiva na educação, planejamento de gestão e liderança que considere o trabalho em equipe, com projetos em contextos regionais, nacionais e internacionais.
Estudo sobre as políticas, as concepções, os contextos e as práticas recorrentes aos dilemas cotidianos de docentes e de gestores no ensino básico e superior com respeito ao ensino e à avaliação educacional e seus objetos de análise como a avaliação de sistemas, instituições, currículos, programas e projetos; reflexões sobre o desempenho docente e a avaliação da aprendizagem dos estudantes em sala de aula.
Estudo de práticas interativas e inovadoras a partir de experiências relacionadas ao cotidiano das escolas e dos estudantes da educação básica e superior. Os desafios atuais enfrentados pelo professor e pelo gestor, relativos ao processo educativo em geral e aos processos formativos fundamentados na reflexão da práxis escolar e acadêmica.
Promove reflexões sobre a produção do conhecimento na área da formação docente para a educação básica, identificando concepções a ela subjacentes. Oferece elementos teórico-metodológicos que possibilitem a compreensão reflexiva e crítica da formação como instrumento de profissionalização.
Discussões sobre teorias e tendências pedagógicas e suas implicações nas práticas metodológicas no contexto da sala de aula universitária. Estudo de abordagens contemporâneas que fundamentam as práticas científicas e investigativas na área da educação superior. Reflexão sobre a formação docente no sentido de construir a identidade profissional de um professor reflexivo e ético.
Reflexões sobre a gestão educacional e escolar. Perspectivas teóricas que fundamentam a gestão educacional e escolar. Estudo sobre as relações entre a teoria e a prática de gestão. Reflexões a partir de casos e experiências do campo educacional. Compreensão das políticas governamentais e regulamentações que afetam a educação e como implementá las. Consideração sobre questões éticas que podem surgir na gestão educacional e como lidar com elas. Questões Legais e de Responsabilidade: Compreensão sobre as responsabilidades legais dos administradores escolares e como evitar litígios. Reflexão sobre o percurso formativo do gestor na contemporaneidade.