No UNASP, a educação é uma das áreas para as quais a instituição tem especial vocação, tradição acadêmica e consistência de produção docente. Esse legado foi potencializado a partir do início das atividades do MPE, desde 2016, e no último quadriênio (2020) alcançou a nota 4. E com a oferta de Doutorado Profissional, o UNASP poderá atender a sociedade desde a formação inicial até as etapas subsequentes para a continuidade da formação docente.
o Doutorado Profissional em Educação (DPE) se constitui em um importante incentivo para a formação continuada de docentes e de gestores educacionais que realizaram o mestrado profissional no UNASP ou fora dele. No DPE pretende-se ir além do saber já constituído, ao aprofundar-se em novos conhecimentos teórico-práticos mediante a atividades educacionais de pesquisa-ação.
A proposta do DPE contribuirá para o avanço do stricto sensu na área educacional e fortalecimento da missão da educação, visando a inovação e desenvolvimento do profissional em educação. E, por ser um doutorado profissional, a aplicação direta dos conhecimentos na área de atuação do profissional da educação proporciona um maior impacto no avanço da melhoria da educação do que se é exigido essencialmente de um doutorado acadêmico.
Em consonância com a Missão do UNASP e, dando continuidade à Missão implantada pelo Mestrado Profissional em Educação, o Doutorado Profissional em Educação tem como Missão:
“qualificar profissionais da educação e pesquisadores para práticas avançadas e inovadoras na educação básica e superior, tendo em vista a consolidação da cultura de pesquisa e inovação para excelência educacional, fundamentadas nos valores institucionais.”
O objetivo geral do Doutorado Profissional em Educação (DPE) do UNASP é qualificar profissionais da educação para realizarem análises críticas e proporem soluções para problemáticas educacionais.
Formar profissionais, gestores e docentes pesquisadores, com domínio dos processos de investigação científica, a fim de que produzam conhecimento e elaborem novos métodos, experiências curriculares, práticas educativas e materiais de ensino;
Aprofundar o estudo de referenciais teóricos e metodológicos que ampliem a formação pedagógica e a compreensão do trabalho da docência e da gestão;
Promover a aproximação escola básica/graduação/pós-graduação com vistas ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
Promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, de modo a melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas, por meio da solução de problemas e da geração e aplicação de processos de inovação apropriados;
Articular teorias e práticas de ensino, orientadas pelos objetivos da educação brasileira a fim de compreender cenários e práticas da educação em outros países para se ter uma visão global da educação;
Relacionar as questões sociais e inclusivas com os conhecimentos pedagógicos como base de práticas de intervenção no processo ensino e aprendizagem;
Criar situações que promovam o desenvolvimento da autonomia do educador em uma busca permanente de desenvolvimento profissional;
Encorajar, valorizar e desenvolver as práticas que promovem a educação integral de modo criativo e inovador.
Os objetivos propostos se concatenam ao perfil do egresso do DPE, que aprimoram os já desenvolvidos no MPE. O perfil de egresso do DPE aprofunda-se na formação de um pesquisador atuante na área educacional na busca de conhecimentos para ampliar o entendimento do próprio exercício profissional a fim de provocar mudanças criativas e inovadoras. O egresso estará habilitado a se tornar um educador: crítico, reflexivo, capaz de problematizar e intervir nos cenários educacionais; comprometido com o processo de melhoria e de transformação da educação em contextos de trabalho em abrangência local, regional, nacional ou internacional.
O egresso do DPE poderá contribuir para a promoção de mudanças socioeducativas, administrativas e de liderança, ao desenvolver projetos de pesquisa que impactem diretamente o universo educacional e as experiências dos professores, alunos e gestores com a aplicação de diversas metodologias. O DPE em relação ao MPE apresenta um foco específico na pesquisa estruturada para ações de intervenções e voltadas para proposição de inovação.
O egresso deverá reunir as seguintes características e competências:
Liderança e Tomada de Decisão: assumir posições de liderança em instituições educacionais, organizações governamentais ou não-governamentais, e promover a tomada de decisões embasadas em evidências, contribuindo para o aprimoramento dos sistemas educacionais;
Aprofundamento Teórico-Metodológico: ser capaz de conduzir pesquisas rigorosas e inovadoras para abordar problemas complexos na educação;
Inserção Profissional Desejada: estar preparado para atuar em diversos contextos profissionais;
Aproximação entre Academia e Sociedade: realizar a aplicação de pesquisas educacionais em contextos práticos, contribuindo para a melhoria do sistema educacional como um todo;
Competências Associadas ao Trabalho de Conclusão (Tese): A tese deverá abordar questões complexas da educação e oferecer soluções embasadas em pesquisa, com potencial para influenciar políticas educacionais e práticas pedagógicas;
Impacto na Educação: buscar promover mudanças na área de educação, por meio da implementação de novas estratégias pedagógicas ou de gestão.
Profissionais Mestres da área de educação e afins, interessados nas questões específicas educacionais.
A seleção de alunos é feita anualmente por meio de prova de conhecimento da área de educação, avaliação de inglês ou espanhol instrumental, entrevista e análise de currículo. A cada processo seletivo são ofertadas 10 vagas. É permitida a entrada de alunos especiais no programa, mediante entrevista com a coordenação do curso.
O aluno especial é todo aquele inscrito para cursar disciplinas isoladas mediante a disponibilidade de vagas. No entanto, não estabelece vínculo efetivo com o curso. Para vincular-se ao curso, o aluno especial precisa ser aprovado no processo seletivo e matricular-se como aluno regular. Posteriormente, poderá requerer o aproveitamento dos créditos obtidos como aluno especial, de acordo com as normas específicas do regimento do programa. Mais informações no Menu Processos de Seleção – aluno especial.