Ementa:
Este projeto de pesquisa discute sobre as variáveis que influenciam o processo de aprendizagem em jovens e adultos mais velhos, mediante o uso de tecnologias digitais. Serão, também, abordadas novas metodologias de ensino, utilizando recursos tecnológicos para serem aplicados em pessoas com pouca ou nenhuma escolaridade. Também será pesquisado sobre a questão social e psicológica de educadores e gestores educacionais e as mudanças que ocorrem com esses indivíduos ao longo da vida profissional e sua relação com os recursos tecnológicos disponíveis atualmente.
Docentes responsáveis: Profa. Dra. Helena Brandão e Profa. Dra. Dayse Neri de Souza
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9912919980334939
Projetos Guarda-Chuva:
A tecnologia aplicada na docência
Ementa:
A proposta do projeto guarda-chuva “A tecnologia aplicada à docência” do grupo de pesquisa EDeTEC, Educação e Tecnologia, é realizar diversos estudos e pesquisas que contemplem o uso de tecnologia na área educacional, tanto no nível da educação básica como no ensino superior. As pesquisas serão realizadas com alunos de pós-graduação (stricto e lato sensu), bem como com os de iniciação científica, envolvendo alunos de graduação e fazendo interface com projetos de extensão. Os objetivos deste projeto são: realizar estudos de intervenção ou aplicação de metodologias inovadoras, utilizando recursos tecnológicos em diferentes ambientes de ensino; avaliar as expectativas e desafios de educadores frente às mudanças que ocorrem ao longo da vida profissional e sua relação com os recursos tecnológicos disponíveis atualmente; avaliar as inúmeras variáveis que influenciam o EAD (Ensino a Distância); estudar o conceito de gamificação e suas diferentes aplicações na área educacional bem como criar jogos para o ensino de conteúdos específicos; apresentar diferentes tecnologias para facilitar o processo de ensino aprendizagem em todas as faixas etárias, incluindo até o idoso. Como procedimentos metodológicos serão utilizados: observação sistemática, questionários, escalas, entrevistas, e métodos quali-quantitativos. Portanto, por meio dos subprojetos desenvolvidos, a expectativa é contribuir para o avanço científico sobre a aplicação das tecnologias da informação na formação de professores e gerenciamento do ensino básico e superior, de modo que tal aplicação favoreça a aprendizagem do aluno. Os subprojetos atuais deste projeto guarda-chuva são: 1.1 Gamificação. O objetivo deste projeto é pesquisar o conceito de gamificação e a aplicação de jogos digitais e recursos de gamificação como ferramentas facilitadoras do processo de aprendizagem na educação básica, desde o ensino infantil até o ensino médio. Num primeiro momento será realizada uma busca por jogos criados para a área educacional; depois, pretende-se analisar quais outros jogos não específicos para a educação têm sido utilizados pelos professores na educação básica; finalmente, pretende-se apontar os resultados de pesquisas já realizadas sobre a utilização de jogos digitais como ferramentas educacionais. 1.2. Narrativas Digitais no Processo de Ensino: Possibilidades Inovadoras. As narrativas digitais são uma ferramenta relativamente recente para objetivos instrucionais e de pesquisa, mas têm sido cada vez mais utilizadas em pesquisas e projetos educacionais ao redor do mundo como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem. As narrativas digitais se filiam à longa tradição de utilização de narrativas para finas educacionais, mas o fazem agora com o recurso a uma grande variedade de recursos tecnológicos de áudio, vídeo e equipamentos de multimídia, combinando aplicações tecnológicas com abordagens pedagógicas ou de pesquisa. Trata-se de um campo inovador em que as pesquisas têm mostrado que o uso de narrativas digitais é eficaz para melhorar as habilidades linguísticas, o pensamento criativo e a capacidade de resolução de problemas entre estudantes em diferentes níveis de ensino. O objetivo geral desta pesquisa é utilizar projetos nos quais o pesquisador/educador ensine o participante a elaborar e escrever uma história que queira contar; informa quais os recursos que serão utilizados nesse processo, e quais materiais que o participante precisa trazer para as aulas para a criação de uma boa história. Para este projeto, será utilizado um software de gravação da voz do participante, que permite a colocação de imagens e a montagem da sonoplastia. Será também aplicado um questionário para levantamento de informações pessoais dos participantes. A participação no projeto possibilitará o aprendizado do uso de uma tecnologia, o que também favorece os processos cognitivos. Esta pesquisa faz parte de uma parceria firmada entre o programa de Mestrado Profissional em Educação do UNASP-EC e o Departamento de Educação da Faculdade de Educação da Simon Fraser University, do Canadá, junto ao programa AGE-WELL. Este projeto de pesquisa deu origem ao projeto de extensão “Narrativas Digitais com Idosos”. 1.3 Estilos de Aprendizagem no Uso de Tecnologia. Neste subprojeto, já foram desenvolvidos dois estudos. Um deles envolveu a pesquisa sobre os estilos de aprendizagem em alunos matriculados em cursos EaD. O outro estudo versou sobre os estilos de aprendizagem e tecnologias da informação e comunicação no curso de direito.
A tecnologia aplicada na gestão Educaciona
Ementa:
A proposta do projeto guarda-chuva “A tecnologia aplicada à gestão educacional” do grupo de pesquisa EDeTEC, Educação e Tecnologia, é realizar diversos estudos e pesquisas que contemplem o uso de tecnologia na área da formação dos gestores educacionais, avaliação de sistemas e processos educativos. A pesquisa será desenvolvida no âmbito da educação básica e do ensino superior. Os objetivos deste projeto são: realizar estudos de intervenção ou aplicação de metodologias inovadoras, utilizando recursos tecnológicos em diferentes processos educativos; avaliar as expectativas e desafios de gestores educacionais frente às mudanças que ocorrem ao longo da vida profissional e sua relação com os recursos tecnológicos disponíveis atualmente; verificar a gestão da utilização das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) nos diferentes ambientes educacionais. Como procedimentos metodológicos serão utilizados: observação sistemática, questionários, escalas, entrevistas, e métodos qualiquantitativos.
Inovação na pesquisa educacional por meio da integração tecnológica
Ementa:
O movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), que surgiu em meados da década de 60 e 70 do século passado, foi bastante questionado nas vertentes sociais, ambientais e educacionais. No entanto, tem sido reconhecido como um movimento de ação irreversível diante das novas exigências de uma sociedade que emergia com rápidas mudanças causadas pela cultura digital nas áreas das ciências humanas, inclusive na educação. É diante dos permanentes e constantes desafios na área educacional que a relação da educação com a era digital se consolida, tendo a integração das tecnologias como condição sine qua non para a inovação. Essa inovação impulsiona os professores a reconhecerem a necessidade de formação continuada para o uso das tecnologias para a sua rotina tradicional em sala de aula, com a integração das tecnologias no sentido da inovação e da pesquisa das suas próprias práticas. Na formação, insere-se a pesquisa e, consequentemente, a utilização de ferramentas tecnológicas na coleta e análise de dados.
Formação integral do ser humano: adaptação cultural da Escala Growing Disciples Inventory (GDI) para uso na língua portuguesa do Brasil
Ementa:
O projeto é mais uma proposta do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagem, Práticas Docentes e de Gestão Escolar (GPADE). A pesquisa ocorre em parceria com a Andrews University, nos Estados Unidos, com o objetivo de realizar a adaptação cultural do “The Growing Disciples Inventory (GDI)” criado por Glynis Bradfield, professora pesquisadora da referida instituição. O GDI permite a avaliação individual do desenvolvimento espiritual que faz parte da integralidade da formação humana na perspectiva da educação integral. A adaptação está sendo realizada nas duas versões do GDI, uma para crianças e a outra para jovens e adultos. A expectativa é contribuir para a avaliação do desenvolvimento espiritual dos estudantes, de modo que auxilie nas práticas docentes de educação integral. Início em 2017.
Narrativas digitais com idosos
Ementa:
A proliferação de tecnologias digitais tem promovido novas formas de alfabetização, incluindo a possibilidade de contar histórias com a utilização de recursos tecnológicos. A tecnologia atualmente também nos permite a combinação de vários modos semióticos, incluindo o verbal, visual, auditivo, espacial e gestual. Usando duas ou mais combinações simultaneamente, os autores de histórias digitais podem explorar múltiplas possibilidades e lógicas para apresentá-las. Por exemplo, eles podem colocar uma foto durante a narração oral, música, legenda, efeitos visuais como zoom, entre outros recursos, e componentes visuais. Os narradores podem, portanto, experimentar uma infinidade de recursos semióticos para expressar significados e emoções diferentes (PRINS, 2016). A narrativa digital (ND) é uma ferramenta relativamente recente para objetivos instrucionais e de pesquisa. O presente século traz uma transição na narrativa de histórias, já que as pessoas começaram a contá-las em ambientes digitais. Histórias mais envolventes e emocionantes podem ser desenvolvidas, incorporando arquivos de áudio, imagens, clipes e música às narrativas escritas em uma plataforma digital. A narrativa digital também pode ser usada para combinar aplicações tecnológicas com abordagens pedagógicas ou de pesquisa. Este é um campo emergente. O termo “narrativa digital” (ND), ou digital storytelling (DS), foi cunhado por Dana Atchley, que projetou imagens, fotos de família e filmes em uma tela grande nos anos 80 (MCLELLAN, 2006). Na educação, o uso das narrativas digitais cresceu significativamente nas escolas, desde o jardim de infância até o nível universitário (KOCAMAN-KAROGLU, 2016). Desde então, vários autores iniciaram processos e criaram diretrizes para a criação de narrativas digitais (KOCAMAN-KAROGLU, 2016; KOTLUK, 2016; LEE et al., 2014; LETHERBY; DAVIDSON, D., 2015). Coletar informações com a população idosa para fins de pesquisa através de relatos das histórias deles, não é um fato novo. Há relatos na literatura de pesquisas realizadas com idosos, que utilizaram essa técnica (PINHEIRO et al., 2016). A própria história oral, usa métodos semelhantes às contações de histórias, mas com finalidades diferentes (CROOK; FEHER; LARRABEE, 1992; SANTOS et al., 2012; YASSUDA et al., 2006). Os estudos que utilizam narrativas, de certa forma, usam a história contada pelos pesquisados, como fonte de informação para a análise dos dados. De fato, esta tem sido uma ferramenta bastante utilizada em estudos com idosos (FERIANI, 2017; MORSCH; MYSKIW; MYSKIW, 2016; SANTOS; SANTANA, 2016). As narrativas, ou narrativas digitais, são meios que as pessoas têm de deixar um legado de suas memórias para suas famílias, comunidades, ou meios sociais em que estão inseridas (MCLELLAN, 2006). A possibilidade de fazer isso digitalmente, introduz uma riqueza de informação visual e auditiva, formas de explorar materiais, objetos e fatos de uma forma mais dinâmica e acessível. Assim, foi desenvolvido o projeto de extensão “Narrativas Digitais com Idosos”, que possibilita não somente a oportunidade para que essas pessoas deixem um legado de suas histórias, bem como para que aprendam algo novo, já que o idoso de hoje, não cresceu tão envolvido em tecnologia como os jovens e crianças. Aprender algo, por mais simples que seja, possibilita ao indivíduo maior concentração, estimulação do sistema nervoso central e neuroplasticidade sináptica (CECATTO; CHADI, 2012). Objetivo geral: •Replicar no Brasil o projeto Digital Storytelling com pessoas idosas, seguindo as diretrizes delimitadas pela equipe do Professor David Kaufman, da Faculdade de Educação, da Simon Fraser University, em Vancouver, no Canadá, em parceria com o UNASP, para verificar se haverá mudança na metamemória dos participantes. Objetivos específicos: •Promover workshops de 10 semanas com grupos de 10 idosos por vez, aos quais será ensinada a elaboração de narrativas digitais. •Possibilitar aos idosos que, ao final das 10 semanas, concluam a construção de suas histórias, que devem ter a duração máxima de 5 minutos. •Avaliar a metamemória dos participantes da pesquisa através da aplicação do MIA, questionário para avaliação de memória percebida, validado no Brasil por Monica Yassuda (YASSUDA, M. S.; LASCA; NERI, A. L., 2005), antes do início do workshop e após as 10 semanas. Esse projeto gerou uma publicação de autoria da Dra. Helena Brandão Viana, com título “Projeto Digital Storytelling: trabalhando narrativas digitais com idosos”, aceita para publicação na Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (RBCEH).
EMENTA:
O GEPAPPED desenvolve pesquisas em três grandes temáticas que interseccionam: avaliação, práticas pedagógicas e formação docente. As investigações priorizam à promoção da melhoria da qualidade da educação e do desenvolvimento profissional de docentes. São objetos de estudos: formação continuada de professores, os conhecimentos profissionais que estão na base da docência; a diversidade na perspectiva da educação especial inclusiva; o uso de metodologias e estratégias de aprendizagem; e, processo avaliativo comprometido com o aperfeiçoamento do ensino e ampliação das possibilidades de aprendizagem. Este grupo de pesquisa integra a Rede de Estudos sobre desenvolvimento profissional docente (REPED). A REDEP é constituída por pesquisadores vinculados a instituições de educação superior de todo país e tem contribuído de forma significativa para o debate sobre o desenvolvimento profissional docente, seus desafios e possibilidades http://www.nucleoestudo.ufla.br/redep/index.php/nossa-historia/
Docente Responsável: Profa. Dra. Patrícia Cristina Albieri de Almeida
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4001320471738330
Projetos Guarda-Chuva:
Formação continuada de professores: mapeamento de políticas e programas
Ementa:
A concepção de valorização dos profissionais da educação básica e superior, comporta a indissociabilidade entre formação inicial e a continuada, considerando carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde. Como pouco se avançou no atendimento das metas do PNE (2014-2024), este estudo tem por objetivo levantar e analisar as políticas e programas de formação continuada implementadas pelo governo federal e por estados da federação, buscando compreender seus potenciais formativos para o desenvolvimento profissional docente e para a aprendizagem dos alunos da educação básica. O estudo compreende oito etapas, a saber: (i) elaboração de uma matriz de referência descrevendo os tópicos gerais da coleta de dados; (ii) concepção de questionário a ser aplicado junto aos 27 estados brasileiros; (iii) aplicação de questionário; (iv) mapeamento de programas federais e estaduais de formação continuada; (v) definição de cinco secretarias estaduais para o estudo qualitativo; (vi) análise dos dados obtidos no questionário; (vii) definição das características, do contexto e da abrangência de cada uma das políticas e programas das redes investigadas e dos programas federais de formação continuada; (viii) realização de entrevistas com responsáveis pela idealização e implementação das políticas e programas de formação continuada; (ix) elaboração da análise e da discussão dos dados obtidos; (x) realização de seminário para discussão dos resultados; (xi) preparação do texto final.
Formação Docente e desenvolvimento profissional
Ementa:
O desenvolvimento profissional e a formação continuada em sua articulação como o trabalho docente é alvo de interesse deste projeto guarda-chuva de pesquisa. É oportuno e necessário aprofundar a discussão sobre como – e mediante quais circunstâncias – a formação continuada tem efetivamente conseguido incrementar o desenvolvimento profissional dos docentes e dos formadores. Daí a pretensão de desenvolver pesquisas que analisem as modalidades e práticas de formação continuada verificando como ela vem ocorrendo, as modalidades por meio das quais são implementadas, os processos de monitoramento e avaliação empregados. O delineamento metodológico dos subprojetos privilegia pesquisas de natureza colaborativa como possibilidade formativa, inspiradas na pesquisa-intervenção e na pesquisa formação. Poderão ser utilizados instrumentos como entrevistas, grupos de discussão, rodas de conversa, casos de ensino, observação etc.
Práticas pedagógicas na educação básica
Ementa:
As práticas pedagógicas na educação básica constituem o objeto de estudo deste projeto de pesquisa guarda-chuva. Interessa investigar práticas que se mostram alternativas pedagógicas diferenciadas e que têm potencial para se tornarem referência para o trabalho docente. Pesquisar práticas pedagógicas que são os meios pelos quais os professores desenvolvem seu trabalho educacional no ambiente escolar, é imprescindível às formações para o exercício da docência e para a promoção de uma escola justa e equitativa para todas as crianças, adolescentes e jovens. O delineamento metodológico dos subprojetos privilegia pesquisas de natureza colaborativa como possibilidade formativa. Poderão ser utilizados instrumentos como entrevistas, grupos de discussão, rodas de conversa, casos de ensino, observação etc.
Formação docente sob a perspectiva da diversidade étnica, cultural e geográfica
Ementa:
Este projeto “guarda-chuva” vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade Étnica (GPEDE) abriga diversos subprojetos de pesquisa em nível de pós-graduação (stricto e lato sensu) e graduação (iniciação científica). Os objetivos deste projeto são: investigar a valorização da diversidade étnica e cultural nos espaços educacionais, identificando estudos que estimulam o cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, e desenvolvendo estudos no âmbito educacional, tanto da rede de ensino privada quanto pública, sobre ações discriminatórias; respeito e valorização da diversidade cultural de comunidades tradicionais; povos indígenas; africanidades e afrobrasilidades; e metodologias de ensino da geografia na formação inicial do pedagogo. Contempla ainda estudos em espaços socioeducativos formais e informais, tanto no Brasil quanto em outros países, como Cingapura, Chile e Bolívia, e dialoga com os pressupostos teóricos da geografia humana no contexto da diversidade sociocultural.
Prática pedagógica: aspectos metodológicos e ideológicos
Ementa:
As práticas pedagógicas na educação básica constituem o objeto de estudo deste projeto de pesquisa guarda-chuva. Interessa investigar práticas que se mostram alternativas pedagógicas diferenciadas e que têm potencial para se tornarem referência para o trabalho docente. Pesquisar práticas pedagógicas que são os meios pelos quais os professores desenvolvem seu trabalho educacional no ambiente escolar, é imprescindível às formações para o exercício da docência e para a promoção de uma escola justa e equitativa para todas as crianças, adolescentes e jovens. O delineamento metodológico dos subprojetos privilegia pesquisas de natureza colaborativa como possibilidade formativa. Poderão ser utilizados instrumentos como entrevistas, grupos de discussão, rodas de conversa, casos de ensino, observação etc.
Avaliação educacional, currículo e formação dos profissionais da educação
Ementa:
A avaliação educacional, externa e interna concorre para a melhoria de currículos, projetos, aprendizagens, desempenhos profissionais, resultados institucionais e políticas oficiais. Diferentes objetos configuram esse projeto guarda-chuva como o estudo de avaliações externas, em larga escala e o uso de seus resultados; a formação inicial e continuada dos professores em avaliação; a avaliação de desempenho dos profissionais da educação; a autoavaliação de propostas curriculares e instituições; a avaliação das aprendizagens e de projetos de formação na Educação Básica e Superior, podendo ainda se voltar a espaços não formais de atuação. Interessa investigar políticas e práticas em avaliação que se mostram efetivas e contribuem com o avanço do conhecimento na área. Considera importante investigar como – e mediante quais circunstâncias – a avaliação educacional pode subsidiar o incremento do acesso, permanência e sucesso de estudantes e profissionais no ambiente educacional tendo em vista os perfis de formação.
Propostas inovadoras em educação
Ementa:
O presente projeto de pesquisa tem como proposta experiências inovadoras nas ações educativas de professores que contribuam com o processo de ensino-aprendizagem-avaliação e inclusão na educação. Nesse projeto teremos subprojetos e esses terão com o foco a realização de investigações com docentes a fim de aprofundar temas que emergem do contexto educacional para conceber e proceder intervenções planejadas e sistematizadas no processo de aprendizagem de alunos. As pesquisas farão uso, preferencialmente, da abordagem qualitativa, com a pesquisa do tipo intervenção-ação e pesquisa formação. Para obtenção do corpus informacional, serão utilizados diversos procedimentos de coleta de dados: questionários; entrevistas; observações; documentos institucionais, docentes e discentes. As pesquisas terão por lócus de consecução o espaço o espaço escolar de diferentes instituições educacionais, dos vários níveis de ensino: infantil, fundamental, médio, superior. Todavia, o foco a direcionar o olhar permanecerá único na configuração da unidade de análise: experiências inovadoras nas ações educativas. O grupo pretende contribuir com a formação e prática de profissionais nas diferentes áreas da educação ao promover e acompanhar as discussões e reflexões sobre experiências inovadoras nas ações educativas, bem como apoiar a produção e divulgação científica com os resultados obtidos.
EMENTA:
O grupo é fruto das necessidades de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação, do Centro Universitário Adventista São Paulo, campus Engenheiro Coelho, e reúne pesquisadores do referido mestrado bem como das licenciaturas do UNASP, bem como de instituições parceiras.
Docente responsável: Prof. Dra. Giza Guimarães Sales
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/308564
Projetos Guarda-Chuva:
A profissão docente no brasil, histórias, memórias, perspectivas: novos cenários de formação e atuação.
EMENTA:
Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar aspectos concernentes à formação de professores no contexto brasileiro e busca compreender a constituição de um campo profissional que foi se consolidando em meio ao aprender a fazer e aprender a ser professor. A expansão da escolarização primária no país, ainda no século 19, evidenciou a necessidade de formação de profissionais habilitados para atuar na formação de crianças e jovens, e nesse contexto, começaram a surgir as primeiras instituições específicas para Formação docente. Em meio a continuidades e descontinuidades, mudanças econômicas ou políticas e reformas educacionais com cenários favoráveis ou desfavoráveis, algumas instituições foram criadas ao longo das décadas: Escolas Normais, Institutos de Educação, Universidades, Faculdades de Filosofia Ciências e Letras, Cursos de Pedagogia e Cursos Normais Superiores, além de Habilitações Específicas para o Magistério (HEMs) e Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistérios (CEFAMs), entre outras. Assim, faz parte do escopo deste projeto revisitar a história para compreender o presente. Com as mudanças que vêm ocorrendo na legislação educacional ao longos da promulgação das Leis de Diretrizes e Bases da Educação, sobretudo a respeito da exigência da formação em nível superior para atuação na educação básica, do perfil do profissional da educação e das previsões das Diretrizes Curriculares Nacionais dentre outros dispositivos legais, a profissionalização docente efetiva, de qualidade e contínua dos docentes tem, cada vez mais, se tornado fator essencial para o bom desempenho dos alunos. Portanto, este projeto guarda-chuva se propõe a desenvolver estudos e pesquisas relativas ao contexto de formação docente, histórias e memórias de formação, evidenciar perspectivas em relação à formação praticada nos cursos de licenciatura, experiências docentes desenvolvidas em contextos escolares e vislumbrar novos cenários de formação e atuação que possam contribuir para o campo educacional como possibilidades de intervenção e inovação da realidade atual. Para a concretização dos procedimentos teórico-metodológicos buscamos uma ancoragem na abordagem qualitativa e nas pesquisas do tipo: bibliográfica, histórica, descritiva, exploratória e de campo com a utilização de instrumentos de coleta de dados como: reunião, seleção e análise de fontes documentais, além de questionários, entrevistas, grupo focal, discussão em grupos, comunidade de prática e observação participante. O delineamento metodológico dos subprojetos orienta-se para uma aproximação à perspectiva dos sujeitos por meio de abordagem qualitativa, utilizando-se de instrumentos como entrevistas, grupos de discussão e observação.
EMENTA:
Líder do GPICTEME é membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) na Universidade de Aveiro, Portugal.
Docente Responsável: Prof. Dr. Franscilê Neri de Souza
Profa. Dra. Rebeca Pizza Pancotte Darius
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3194125201881315
Projetos Guarda-Chuva:
Inovação didática na formação de professores de ciências, tecnologias, engenharias e matemática com e através das integrações das tecnologias
EMENTA:
Vivemos numa sociedade cada vez mais tecnológica e complexa que exige conhecimentos de ciências, matemática, engenharia e informática para que se possa exercer cidadania plena. Embora muitos lidem com estas áreas do conhecimento de forma isolada nas suas especialidades, somente uma visão holística, integrada e interdisciplinar se mostra eficiente, eficaz e solidária. Este projeto de pesquisa tem suas raízes temáticas na formação inicial e continuada de professores para uma prática docente com intervenções metodológicas e tecnológicas inovadoras. Tendo suas bases no movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e STEM Education (Science, technology, engineering, and mathematics) aplicado na educação.
Inovação didática no ensino superior
EMENTA:
Este projeto surgiu da parceria entre o Mestrado Profissional em Educação e o Programa de Apoio Pedagógico (PROAP), que visa à formação continuada do docente do ensino superior do Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho. Este projeto de formação compreende, portanto, ações de formação docente no ensino superior no UNASP. A primeira ação: um curso de pós-graduação lato sensu, organizado com o objetivo principal de desenvolver a capacidade de articulação entre os processos de ensinar e aprender, com a utilização de metodologias, tecnologias da informação e a mediação de processos educacionais em espaços acadêmicos. O curso possibilita a formação ampla e o desenvolvimento de uma visão abrangente e atualizada que contempla aspectos diferenciados no campo educacional e tecnológico. As atividades têm uma proposta colaborativa, segundo a qual priorizam a interdisciplinaridade e as práticas para a experimentação e reflexão que envolvem novas metodologias de ensino-aprendizagem.
Neurociência e educação: explorando as interfaces
EMENTA:
O avanço no campo da Neurociência tem proporcionado contribuições relevantes para a educação, uma vez que fornece dados valiosos sobre como o cérebro aprende e processa as informações. Por meio dessa conexão, a Neuroeducação, que integra as áreas de Pedagogia, Psicologia e Neurociência, ganha destaque, tendo entre seus propósitos colaborar com os professores para compreenderem melhor o funcionamento do cérebro em relação ao aprendizado. Diante disso, este projeto tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas que contemplem a integração de conhecimentos da neurociência na prática educacional, com o intuito de otimizar o processo de ensino-aprendizagem, além de identificar estratégias pedagógicas eficazes e compreender melhor o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Para isso, diferentes objetos de estudo configuram este projeto guarda-chuva: formação continuada de professores, alfabetização, consciência fonológica, competências socioemocionais, instrumentos avaliativos, educação inclusiva.
Interdisciplinaridade em saúde e educação
EMENTA:
A resolução de desafios exige cada vez mais não só na área educativa como da saúde e em outros espaços e cenários que haja um envolvimento de diferentes profissionais, variados olhares, visões e formações para que se possa avançar na produção de novos conhecimentos e resolução de desafios sempre mais complexos. Entendemos que as lideranças precisam considerar e estudar a possibilidade de construção de espaços colaborativos e participativos em que os saberes de diferentes categorias profissionais possam circular e fomentar pensamentos, projetos e ações mais interdisciplinares e interprofissionais. O projeto interdisciplinaridade em Saúde e Educação realiza pesquisas direcionadas à aplicação de saberes, avaliações e práticas interdisciplinares aos campos da educação e da saúde, criando interfaces de investigação de áreas da pedagogia, psicologia, e ciências da saúde com outras áreas do conhecimento. Nas pesquisas e ações extensionistas aplicados à educação, são conduzidas investigações sobre avaliação da aprendizagem, projetos e programas de ensino, formação continuada de profissionais, processos cognitivos e afetivos implicados na aquisição de habilidades e competências acadêmicas, e questões relativas à inclusão escolar e social.
EMENTA:
A despeito do pouco tempo de atuação (início das atividades com alunado desde 2020), o GEED estabelece parcerias profícuas com o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Capes) do UNASP Tricampi, no sentido de inserir a Educomunicação como mote, tanto do projeto institucional do programa quanto dos subprojetos aplicados em cada campus da universidade. Além disso, o GEED já publicou um artigo científico, advindo de seus estudos, na revista Docent Discunt (https://revistas.unasp.edu.br/rdd), periódico representativo do mestrado profissional da IES. Também participa anualmente do ENAIC (Encontro Nacional de Iniciação Científica) promovido pela IES.
Docente responsável: Stella de Mello.
EMENTA:
Os estudos buscam explorar o desenvolvimento de experiências formativas de professores quanto ao ensino de valores e virtudes, bem como analisar as percepções e o desenvolvimento do pensamento ético dos alunos nos diversos níveis da educação. Temos como objetivo auxiliar professores, gestores e alunos com recursos e materiais para o ensino e aprendizagem de valores nas escolas e na comunidade local.
Docente Responsável: Rebeca Darius
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7716812730526162
PROJETOS GUARDA-CHUVA
Práxis educacional: fundamentos teóricos e metodológicos
EMENTA:
O projeto guarda-chuva “Teoria, metodologia e prática da Pedagogia confessional em suas múltiplas esferas” encontra-se vinculado à Linha de Pesquisa “Formação de Professores, Currículo e Práticas Inovadoras”, Área de Concentração “Formação de Professores e Gestores Educacionais”. A educação é um fenômeno amplo e complexo de caráter individual e social ao mesmo tempo que reflete as necessidades de cada momento histórico. O foco deste projeto são as práticas educativas escolares, ou seja, diz respeito à educação sistematizada e não a aquelas que acontecem de maneira espontânea em outros espaços. Foram elencadas algumas frentes de pesquisa, podendo ser acrescidas de outras e/ou adaptadas, realizar diagnóstico em um dado território brasileiro para mapear o número de analfabetos ou com nível de leitura e escrita insuficiente e propor alternativas para alfabetização, enfatizar o papel mediador do professor na educação e no uso das tecnologias no ensino da alfabetização, uma vez que nem todos os recursos têm caráter educativo embora muitos assim se classificam.
O ensino e aprendizagem de valores e virtudes no contexto educacional.
EMENTA:
O projeto guarda-chuva “O Ensino e Aprendizagem de Valores e Virtudes no Contexto Educacional” do grupo de pesquisa Educação Moral e Docência (EMD) tem como objetivo desenvolver pesquisas, em nível de graduação e pós-graduação, no campo da Educação Moral. Os estudos buscam investigar as experiências formativas de professores quanto ao ensino de valores e virtudes, bem como analisar as percepções e o desenvolvimento do pensamento ético dos alunos nos diversos níveis do contexto educacional. Para tanto, pretende-se a realização de investigações-ação, pesquisas descritivas, narrativas, estudos documentais e a aplicação de questionários quantitativos, privilegiando a utilização de análises narrativas, de conteúdo e do discurso, de modo a identificar e analisar as vivências, as percepções, o currículo e as práticas pedagógicas dos professores pertinentes ao ensino e a aprendizagem dos valores e virtudes no contexto educacional.
EMENTA: O Grupo de pesquisa tem publicado artigos e capítulos de livros sobre o tema a fim de impactar a comunidade acadêmica de alunos de graduação, de pós-graduação, gestores da educação básica e superior.
Docentes Responsáveis: Silvia Cristina de O. Quadros, Rodrigo Follis dos Santos
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8243073154710629
PROJETOS GUARDA-CHUVA
Gestão e inovação educacional
EMENTA:
Caracterização do Problema: A expansão da educação acarretou mudanças na organização da gestão no Brasil, com o aumento das matrículas, principalmente em instituições privadas. Com o objetivo de aumentar a eficiência e a produtividade da gestão e a adaptação às mudanças do mundo atual, diversos modelos de gestão universitária foram sendo implantados e testados, muitos dos quais motivados por questões políticas e econômicas. Diante disso, pretendemos identificar propostas inovadoras de gestão nos diversos níveis de ensino para contribuir concretamente para a divulgação de novos caminhos para a gestão em educação. Objetivos e Metas: Desenvolver estudos e pesquisas sobre a gestão e o processo de inovação em suas variadas dimensões através de estudos em contextos organizacionais da educação; discutir políticas e estratégias de promoção da inovação e da gestão no espaço educacional; aprimorar conhecimentos na área proposta para pesquisa; e estimular a pesquisa e a investigação na universidade.
Gestão, liderança e resultados na educação
EMENTA:
O processo de gestão na educação vai além das tarefas administrativo-burocráticas e aponta para uma gestão fundamentada na constituição de liderança, em suas múltiplas facetas e variados tipos. O objetivo desse projeto é caracterizar os processos de gestão desde a formação de gestores, a implantação de projetos, desempenhos, avaliação e alcance de resultados nos espaços macro (sistemas) e micro (escolas). Tem como intuito contribuir com a (formação de gestores) a partir da visão de liderança servidora. Como procedimento metodológico serão utilizadas pesquisas documentais, observações sistemáticas, questionários, entrevistas e métodos quali-quantitativos, além da produção de produto técnico, tais como minicursos, palestras, guias práticos, que poderão subsidiar a prática do gestor. Os subprojetos que poderão se agregar a esse projeto “guarda-chuva” deverão ter como escopo: subsidiar o trabalho do gestor educacional, em quaisquer níveis de ensino.
Gestão educacional sob a perspectiva da diversidade étnica, cultural e geográfica
EMENTA:
Os objetivos deste projeto são: investigar a valorização da diversidade étnica e cultural nos espaços educacionais, identificando estudos que estimulam o cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, e desenvolvendo estudos no âmbito da gestão educacional, tanto da rede de ensino privada quanto pública, sobre ações discriminatórias; respeito e valorização da diversidade cultural de povos indígenas; quilombolas; outras comunidades tradicionais; metodologias de ensino da geografia na formação inicial do pedagogo. Contempla ainda estudos em espaços socioeducativos formais e informais. Dialoga com os pressupostos teóricos da geografia humana no contexto da diversidade sociocultural. O projeto se insere no campo da pesquisa qualitativa e utiliza diversos instrumentos de coleta de dados, que estejam em acordo com as necessidades específicas de cada subprojeto. Usualmente, tem-se como propositura a análise documental; observações in loco e participativas; construção de diário de campo; história oral; aplicação de entrevista aberta e/ou semiestruturada; oficinas pedagógicas, entre outros. A expectativa é contribuir para a valorização da diversidade étnica no que se refere à diversidade cultural dos povos e grupos étnicos culturais no âmbito das práticas da docência e da gestão escolar, de modo a promover a reflexão sobre o pensamento etnocêntrico, ainda alienador e dominante, que instiga as ações discriminatórias contra grupos sociais minoritários. Espera-se contribuir também para uma conscientização da necessidade de mudança das práticas pedagógicas dos professores, no ensino da geografia, para uma maior compreensão de sua importância para a formação do ser pensante, crítico e autônomo.
Planejamento, educação e avaliação para a compreensão
EMENTA:
O projeto guarda-chuva “PLANEJAMENTO, EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO PARA A COMPREENSÃO”, ligado ao grupo de pesquisa GRUPO DE PESQUISA: GESTÃO, LIDERANÇA E INOVAÇÃO (GELI), parte do pressuposto de que a educação se caracteriza por um código em constante processo de transmissão, difusão e diálogo intercultural. Nesse cenário, é preciso se debruçar sobre os usos que os grupos sociais fazem dos processos e técnicas de gestão educacional para a correta transmissão e difusão (compreensão) de suas tradições, crenças e valores. Assim, estudar como se gerenciar e capacitar os gestores e as instituições para a entrega de uma educação eficaz e de qualidade, objetivo do presente projeto guarda-chuva. Para tanto, é preciso se analisar as políticas, as concepções, os contextos e as práticas recorrentes aos dilemas cotidianos dos gestores do ensino técnico, livre, básico e/ou superior com respeito ao ensino, a gestão e a avaliação educacional e seus objetos de análise.
EMENTA: Este grupo abarca pesquisas referentes epistemologias, metodologias e axiologias: concepções formativas em filosofia da educação.
Docente Responsável: Francisco Luiz de Carvalho
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8213403997349141
PROJETO GUARDA-CHUVA:
Epistemologias, metodologias e axiologias: concepções formativas em filosofia da educação.
EMENTA:
A proposta do projeto guarda-chuva “Epistemologias, metodologias e axiologias: concepções formativas em filosofia da educação” do grupo de pesquisa em filosofia e história da educação (AGOGE) é empreender pesquisa, em nível de graduação e pós-graduação, na área da filosofia e história da educação que contemplem diferentes concepções de epistemologia, metodologia e axiologia no âmbito da formação de professores e gestores educacionais do seu consequente impacto nos diversos níveis da educação. Para isso, pretende-se a realização de estudos documentais, linguísticos e filosóficos, que privilegiem a utilização de análises narrativas, de conteúdo e do discurso, a fim de caracterizar a relação do formador e de seu educando com o conhecimento, as formas de construí-lo, as tecnologias que o possibilitam e os valores que devem ser a ele conjugados. Nesse sentido, propõe-se que atenção especial seja dada às metáforas que informaram tais concepções ao longo da história, no intuito de decifrar liames históricos que expliquem as práticas educacionais da contemporaneidade à luz de seus antecedentes, com ênfase principalmente na relação da história das concepções sob análise com as políticas e práticas da contemporaneidade. Espera-se, com isto, elucidar aspectos substantivos das práticas pedagógicas contemporâneas, criticando-as com base na contribuição dos principais estudiosos que filosofaram acerca das bases epistemológicas, metodológicas e axiológicas da educação (entre eles, Arendt, Bauman, Foucault, Fromm, Kierkegaard, Lewis, Nietzsche, Platão, Rorty e Weil), mas buscando uma apreensão atualizada das implicações das escolhas filosóficas para o devir pedagógico. Os subprojetos são: a)“Metafísica da formação”, cujos objetivos incluem identificar, descrever e analisar, sob o ponto de vista da filosofia da educação, a partir de comparações com os principais pressupostos da paideia grega e do cristianismo, importantes aspectos metafísicos (ontológicos, teleológicos, etc.) que, na contemporaneidade, informam, ou poderiam informar, o fazer pedagógico bem como as políticas educacionais, especialmente as curriculares; b)“Arqueologia e genealogia da formação”, cujos objetivos incluem analisar arqueológica e genealogicamente, sob o ponto de vista da filosofia da educação (à luz dos escritos de Nietzsche e Foucault, entre outros), os processos de transvaloração peculiares à pós-modernidade, especialmente no que estes dizem respeito ao uso das tecnologias na educação, mas não se limitando a isto. c)“Metáforas da formação”, cujos objetivos incluem identificar, descrever e analisar, sob o ponto de vista da filosofia da educação, as principais metáforas que, na contemporaneidade, informam, ou poderiam informar, o fazer pedagógico bem como as políticas educacionais, especialmente as curriculares; d)“Natureza humana e formação”, cujos objetivos incluem investigar a trajetória do antiessencialismo (isto é, a concepção que se opõe ao conceito de uma natureza humana universal sustentada pela metafísica através de metanarrativas, voltando-se, em vez disso, para o particular, o contingente, o acidental e o existencial) e analisar seu impacto na história e na filosofia da educação. e)“Poesia e formação”, cujos objetivos incluem investigar as origens poéticas da educação e analisar seu impacto na história e na filosofia da educação. Investiga-se, além disso, a importância da poesia para a formação do indivíduo na contemporaneidade, especialmente diante dos desafios provocados pela desumanização agora associada com os processos de tecnologização e conexão em rede.
Responsável: Silvia Cristina de Oliveira Quadros
Ementa: Este projeto visa a elaboração de produtos técnico-tecnológicos com o objetivo de promover a divulgação de conteúdo de temas diversos relacionados à educação. Visa disseminar o conhecimento científico não somente aos profissionais da área da educação, mas também para o público em geral que tem interesse pelo tema. Dessa forma, visa fornecer, gratuitamente, conhecimento, acesso à informação de qualidade para a comunidade acadêmica e não acadêmica. Essa divulgação se dará por meio de projetos que o programa possui como o Webinar intitulado: Desafios da Educação. A divulgação do conhecimento científico também se dará por meio da produção e transmissão do programa intitulado Toque de Educação e Saúde que é um veículo de disseminação por meio de rádio e podcast que visa transmitir assuntos diversos relacionados a Educação e Saúde, bem como outros temas pertinentes da área da educação. Neste programa também serão entrevistados docentes, alunos e egressos a fim de que os trabalhos realizados no âmbito acadêmico também alcancem o público leigo, estudantes e indivíduos em geral que tenham interessem pela área da Educação. Outro produto que pertence a este projeto é a editoração da revista intitulada Revista Docent Discunt (RDD), ISSN 2763-5163, que é um periódico semestral publicado pelo Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). A RDD tem como missão a divulgação do conhecimento científico na área de educação, didática e áreas correlatas de forma a expandir o pensamento e a prática educacional através de trabalhos originais da área ou que dialogam com as esferas do campo educacional. O periódico tem como intuito promover a divulgação do conhecimento no âmbito educacional e suas nuances, com enfoque nas linhas de pesquisa do mestrado: formação de professores e gestores educacionais. Além destes produtos, destaca-se a participação de discentes, docentes e egressos em “lives”, palestras e, entrevistas em blogs e demais meios de comunicação a fim de divulgar conhecimento fruto de estudos e/ou conhecimento relacionados a temática da Educação.
Desafios da Educação: Acesse Live MPE Violência no Ambiente Escolar