Mestrado Profissional em Educação

Estrutura Curricular

Apresentação

O Mestrado Profissional em Educação tem duração de:

18 (dezoito) meses – mínimo

24 (vinte e quatro) meses –  máximo

Sendo 24 meses o prazo máximo para a defesa pública do Trabalho Final de Mestrado.

O prazo referido pode ser prorrogado pelo Coordenador do Programa, por um período máximo de 12 (doze) meses e ouvidos o professor orientador e o colegiado do Programa, mediante matrícula na atividade curricular de Trabalho Final de Mestrado.

O não cumprimento dos prazos estabelecidos implicará no desligamento do aluno do curso.

A integralização dos estudos necessários ao Mestrado é expressa em unidades de crédito, sendo que o número mínimo de créditos em disciplinas não pode ser inferior a 21 (vinte e um), os quais são completados por 06 (seis) créditos referentes à dissertação, totalizando o mínimo de 27 (vinte e sete) créditos exigidos para a finalização do curso. Cada crédito é equivalente a 15 (quinze) horas.

Área de Concentração

Formação de Professores e Gestores Educacionais. Estudos sobre a formação de Docentes e Gestores em diferentes níveis de ensino, observando os limites e as possibilidades da inovação pedagógica nas ações educacionais. Problematiza as repercussões das políticas educacionais nas práticas educativas e contempla experiências que promovam o desenvolvimento profissional em educação.

Linhas de pesquisa

1 Formação de professores, currículo e práticas inovadoras

Investiga a formação inicial e continuada de professores e os saberes mobilizados nos processos formativos e curriculares; considera as práticas docentes numa perspectiva contemporânea, em que as intervenções metodológicas e tecnológicas inovadoras se dão em diferentes tempos, espaços, modalidades e níveis de ensino, capazes de criar identidades e características distintivas num cenário educacional e cultural diversificado.

2 Formação de gestores, processos educativos e avaliação.

Investiga e analisa criticamente a gestão educacional, a partir de seus fundamentos filosóficos, epistemológicos, políticos e históricos. Contempla estudos e intervenções sobre a gestão e avaliação de sistemas e processos educacionais.

Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias:

EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: POLÍTICAS, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

Ementa:

Fundamentos filosóficos, epistemológicos e históricos da educação com a intenção de discutir, de maneira integrada, os desafios e as possibilidades da educação na contemporaneidade. Desdobramento desses conceitos na formulação de políticas e práticas em educação no contexto local, nacional e mundial.

PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Ementa:

Diferentes abordagens contemporâneas que fundamentam as práticas científicas e investigativas na área da educação. Aspectos metodológicos, trajetória e tendências da pesquisa educacional na realidade brasileira.

PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Ementa:

Conceito de educação na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano. Reflexão das práticas educacionais, a partir de pressupostos filosóficos e históricos.

SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO DE PESQUISA

Ementa:

Analisa e encaminha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, enfatizando os aspectos epistemológicos e metodológicos referentes à pesquisa, bem como, a articulação com os objetivos do curso. Orienta e instrumentaliza o processo da investigação e construção da dissertação para atender os requisitos necessários para a sua qualificação.

Disciplinas Optativas:

CURRÍCULO: TENDÊNCIAS ATUAIS

Ementa:

Estuda concepções históricas e contemporâneas da teoria do currículo. Fomenta a reflexão crítica sobre políticas públicas voltadas para a estruturação do currículo na Educação Básica e Superior, incluindo as políticas afirmativas e legislações atuais que determinam o currículo
nacional. Análise de currículos e práticas curriculares inovadoras.

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL

Ementa:

A diversidade como constituinte da condição humana. Multiculturalismo e interculturalismo na educação. A diversidade étnico-racial na formação da cultura brasileira com ênfase nas histórias e culturas afro-brasileiro, africanos, dos povos indígenas e comunidades tradicionais em geral. Estudo sobre as políticas afirmativas e dos principais dispositivos legais sobre a educação inclusiva.

EDUCAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO

Ementa:

Abordagem de processos, desafios e oportunidades relacionados à internacionalização da educação básica e superior, cooperação internacional e integração regional da educação. Internacionalização das instituições de educação em todos os níveis de ensino impulsionada pela globalização do conhecimento. Conceitos e abordagens da internacionalização na educação. Experiências e vivências do processo de internacionalização no âmbito de parcerias internacionais, por meio da participação de docentes externos, atividades de cooperação em eventos e intercâmbio.

EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

Ementa:

Integração das tecnologias na educação como estratégia de inovação didática, mediante intervenção nas práticas docentes e mediação na gestão educacional. Estudo da influência e relação das tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem. Desenvolvimento de habilidades e competências pelos docentes e discentes visando à cidadania integral numa sociedade tecnológica.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Ementa:

Aspectos histórico-conceituais e metodológicos da educação em saúde com vista à promoção da saúde em um contexto de educação integral na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. Permite a reflexão sobre aspectos metodológicos necessários ao processo ensino-aprendizagem desse tema transversal contemporâneo. Estimula ações educativas para aperfeiçoamento do estilo e qualidade de vida na escola e na comunidade.

ESCOLA, SOCIEDADE E INCLUSÃO DO ALUNO

Ementa:

Estudo da conceituação de política educacional e dos principais dispositivos legais sobre a educação especial; análise da estrutura e funcionamento dos serviços de educação especial em uma perspectiva inclusiva, e do papel dos movimentos sociais na luta pela educação especial; reflexões sobre o paradigma educacional da inclusão, tendo como panorama as condições de acessibilidades e qualidade no processo de aprendizagem no cotidiano escolar; o tratamento do indivíduo público-alvo da educação especial na efetividade da inclusão na escola, na universidade e sociedade.

GESTÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS

Ementa:

Estudo dos Processos Educacionais no contexto da atualidade com base nos aspectos sociopolíticos, históricos, legais, pedagógicos, curriculares e organizacionais que constituem o campo de ação escolar/acadêmica. Mapeamento dos processos e estratégias de acompanhamento de desempenho da instituição e do aluno. Exploração de estratégias para gerenciar o ambiente de sala de aula. Aprendizagem do uso da tecnologia de forma eficaz no processo educacional, incluindo o uso de sistemas de gestão de aprendizado e ferramentas digitais. Projeção de currículos alinhados com padrões educacionais e as necessidades dos alunos. Planejamento da comunicação com os pais e responsáveis dos alunos, com o entorno da instituição para promoção de parcerias. Avaliações regulares da instituição educacional para identificar áreas de melhoria.

INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS, ENGENHARIAS E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO (STEM EDUCATION)

Práticas de ensino em uma abordagem multidisciplinar a partir de intervenções metodológicas e tecnológicas inovadoras; cultura Maker; movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade); aprendizagem baseada na resolução de problemas e aplicação ao mundo real; desenvolvimento das habilidades práticas e apreciação pela colaboração; práticas experimentais especialmente nas áreas de química, física, biologia, matemática e engenharia, de modo aplicáveis em todos os níveis de ensino.

LIDERANÇA E GESTÃO EDUCACIONAL

Estudo sobre os principais conceitos e ferramentas da área de gestão e sua aplicação na área educacional. Reflexões sobre os tipos de liderança e suas principais competências, convergindo para relacionamentos e resultados. Análise de propostas de gestão e liderança voltadas para a inovação disruptiva na educação, planejamento de gestão e liderança que considere o trabalho em equipe, com projetos em contextos regionais, nacionais e internacionais.

POLÍTICAS E PRÁTICAS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Estudo sobre as políticas, as concepções, os contextos e as práticas recorrentes aos dilemas cotidianos de docentes e de gestores no ensino básico e superior com respeito ao ensino e à avaliação educacional e seus objetos de análise como a avaliação de sistemas, instituições, currículos, programas e projetos; reflexões sobre o desempenho docente e a avaliação da aprendizagem dos estudantes em sala de aula.

PRÁTICAS INTERATIVAS

Estudo de práticas interativas e inovadoras a partir de experiências relacionadas ao cotidiano das escolas e dos estudantes da educação básica e superior. Os desafios atuais enfrentados pelo professor e pelo gestor, relativos ao processo educativo em geral e aos processos formativos fundamentados na reflexão da práxis escolar e acadêmica.

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Promove reflexões sobre a produção do conhecimento na área da formação docente para a educação básica, identificando concepções a ela subjacentes. Oferece elementos teórico-metodológicos que possibilitem a compreensão reflexiva e crítica da formação como instrumento de profissionalização.

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO SUPERIOR

Discussões sobre teorias e tendências pedagógicas e suas implicações nas práticas metodológicas no contexto da sala de aula universitária. Estudo de abordagens contemporâneas que fundamentam as práticas científicas e investigativas na área da educação superior. Reflexão sobre a formação docente no sentido de construir a identidade profissional de um professor reflexivo e ético.

SEMINÁRIO EM GESTÃO EDUCACIONAL

Reflexões sobre a gestão educacional e escolar. Perspectivas teóricas que fundamentam a gestão educacional e escolar. Estudo sobre as relações entre a teoria e a prática de gestão. Reflexões a partir de casos e experiências do campo educacional. Compreensão das políticas governamentais e regulamentações que afetam a educação e como implementá las. Consideração sobre questões éticas que podem surgir na gestão educacional e como lidar com elas. Questões Legais e de Responsabilidade: Compreensão sobre as responsabilidades legais dos administradores escolares e como evitar litígios. Reflexão sobre o percurso formativo do gestor na contemporaneidade.

COMPONENTE CURRICULAR CRÉDITOS
Disciplinas obrigatórias MPE Educação na Contemporaneidade: Políticas, Concepções e Práticas 3cr
Práticas Profissionais no Contexto da Educação Integral 3cr
Pesquisa em Educação 3cr
Seminário de Orientação de Pesquisa 3cr
Disciplinas optativas Linha 1 Seminário de Formação Docente para a Educação Básica 3cr
Seminário de Formação Docente para a Educação Superior 3cr
Integração das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática na Educação (STEM Education) 3cr
Disciplinas optativas Linha 2 Gestão de Processos Educacionais 3cr
Seminário em Gestão Educacional e Escolar. 3cr
Liderança e Gestão Educacional 3cr
Disciplinas optativas Linhas 1 e 2 Políticas e Práticas no Ensino e na Avaliação Educacional 3cr
Currículo: Tendências Atuais 3cr
Escola, Sociedade e Inclusão do Aluno 3cr
Educação e Diversidade Étnico-cultural 3cr
Educação em saúde 3cr
Educação e Tecnologias 3cr
Práticas Interativas 3cr
Fundamentos e Práticas da Educação Integral 3cr
Educação e Internacionalização 3cr
Dissertação Trabalho final do mestrado 6cr
Tese Trabalho final do MPE 27cr
Disciplinas
1º Semestre
Obrigatória Optativa Orientação da Dissertação
Disciplinas
2º Semestre
Obrigatória Orientação da Dissertação
Disciplinas
3º Semestre
Obrigatória Optativa Orientação da Dissertação Qualificação
(até o final do semestre)
Disciplinas
4º Semestre
Optativa Orientação da Dissertação Defesa
(até o final do semestre)