Mestrado Profissional em Educação

Estrutura Curricular

Apresentação

O Mestrado Profissional em Educação tem duração de:

18 (dezoito) meses – mínimo

24 (vinte e quatro) meses –  máximo

Sendo 24 meses o prazo máximo para a defesa pública do Trabalho Final de Mestrado.

O prazo referido pode ser prorrogado pelo Coordenador do Programa, por um período máximo de 12 (doze) meses e ouvidos o professor orientador e o colegiado do Programa, mediante matrícula na atividade curricular de Trabalho Final de Mestrado.

O não cumprimento dos prazos estabelecidos implicará no desligamento do aluno do curso.

A integralização dos estudos necessários ao Mestrado é expressa em unidades de crédito, sendo que o número mínimo de créditos em disciplinas não pode ser inferior a 21 (vinte e um), os quais são completados por 06 (seis) créditos referentes à dissertação, totalizando o mínimo de 27 (vinte e sete) créditos exigidos para a finalização do curso. Cada crédito é equivalente a 15 (quinze) horas.

Área de Concentração

Formação de Professores e Gestores Educacionais. Estudos sobre a formação de Docentes e Gestores em diferentes níveis de ensino, observando os limites e as possibilidades da inovação pedagógica nas ações educacionais. Problematiza as repercussões das políticas educacionais nas práticas educativas e contempla experiências que promovam o desenvolvimento profissional em educação.

Linhas de pesquisa

1 Formação de professores, currículo e práticas inovadoras

Investiga a formação inicial e continuada de professores e os saberes mobilizados nos processos formativos e curriculares; considera as práticas docentes numa perspectiva contemporânea, em que as intervenções metodológicas e tecnológicas inovadoras se dão em diferentes tempos, espaços, modalidades e níveis de ensino, capazes de criar identidades e características distintivas num cenário educacional e cultural diversificado.

2 Formação de gestores, processos educativos e avaliação.

Investiga e analisa criticamente a gestão educacional, a partir de seus fundamentos filosóficos, epistemológicos, políticos e históricos. Contempla estudos e intervenções sobre a gestão e avaliação de sistemas e processos educacionais.

Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias:

EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: POLÍTICAS, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

Ementa:

Fundamentos filosóficos, epistemológicos e históricos da educação com a intenção de discutir, de maneira integrada, os desafios e as possibilidades da educação na contemporaneidade. Desdobramento desses conceitos na formulação de políticas e práticas em educação no contexto local, nacional e mundial.

PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Ementa:

Diferentes abordagens contemporâneas que fundamentam as práticas científicas e investigativas na área da educação. Aspectos metodológicos, trajetória e tendências da pesquisa educacional na realidade brasileira.

PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Ementa:

Conceito de educação na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano. Reflexão das práticas educacionais, a partir de pressupostos filosóficos e históricos.

SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO DE PESQUISA

Ementa:

Analisa e encaminha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, enfatizando os aspectos epistemológicos e metodológicos referentes à pesquisa, bem como, a articulação com os objetivos do curso. Orienta e instrumentaliza o processo da investigação e construção da dissertação para atender os requisitos necessários para a sua qualificação.

Disciplinas Optativas:

CURRÍCULO: TENDÊNCIAS ATUAIS

Ementa:

Estuda concepções históricas e contemporâneas da teoria do currículo. Fomenta a reflexão crítica sobre políticas públicas voltadas para a estruturação do currículo na Educação Básica e Superior, incluindo as políticas afirmativas e legislações atuais que determinam o currículo
nacional. Análise de currículos e práticas curriculares inovadoras.

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL

Ementa:

A diversidade como constituinte da condição humana. Multiculturalismo e interculturalismo na educação. A diversidade étnico-racial na formação da cultura brasileira com ênfase nas histórias e culturas afro-brasileiro, africanos, dos povos indígenas e comunidades tradicionais em geral. Estudo sobre as políticas afirmativas e dos principais dispositivos legais sobre a educação inclusiva.

EDUCAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO

Ementa:

Abordagem de processos, desafios e oportunidades relacionados à internacionalização da educação básica e superior, cooperação internacional e integração regional da educação. Internacionalização das instituições de educação em todos os níveis de ensino impulsionada pela globalização do conhecimento. Conceitos e abordagens da internacionalização na educação. Experiências e vivências do processo de internacionalização no âmbito de parcerias internacionais, por meio da participação de docentes externos, atividades de cooperação em eventos e intercâmbio.

EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

Ementa:

Integração das tecnologias na educação como estratégia de inovação didática, mediante intervenção nas práticas docentes e mediação na gestão educacional. Estudo da influência e relação das tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem. Desenvolvimento de habilidades e competências pelos docentes e discentes visando à cidadania integral numa sociedade tecnológica.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Ementa:

Aspectos histórico-conceituais e metodológicos da educação em saúde com vista à promoção da saúde em um contexto de educação integral na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. Permite a reflexão sobre aspectos metodológicos necessários ao processo ensino-aprendizagem desse tema transversal contemporâneo. Estimula ações educativas para aperfeiçoamento do estilo e qualidade de vida na escola e na comunidade.

ESCOLA, SOCIEDADE E INCLUSÃO DO ALUNO

Ementa:

Estudo da conceituação de política educacional e dos principais dispositivos legais sobre a educação especial; análise da estrutura e funcionamento dos serviços de educação especial em uma perspectiva inclusiva, e do papel dos movimentos sociais na luta pela educação especial; reflexões sobre o paradigma educacional da inclusão, tendo como panorama as condições de acessibilidades e qualidade no processo de aprendizagem no cotidiano escolar; o tratamento do indivíduo público-alvo da educação especial na efetividade da inclusão na escola, na universidade e sociedade.

GESTÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS

Ementa:

Estudo dos Processos Educacionais no contexto da atualidade com base nos aspectos sociopolíticos, históricos, legais, pedagógicos, curriculares e organizacionais que constituem o campo de ação escolar/acadêmica. Mapeamento dos processos e estratégias de acompanhamento de desempenho da instituição e do aluno. Exploração de estratégias para gerenciar o ambiente de sala de aula. Aprendizagem do uso da tecnologia de forma eficaz no processo educacional, incluindo o uso de sistemas de gestão de aprendizado e ferramentas digitais. Projeção de currículos alinhados com padrões educacionais e as necessidades dos alunos. Planejamento da comunicação com os pais e responsáveis dos alunos, com o entorno da instituição para promoção de parcerias. Avaliações regulares da instituição educacional para identificar áreas de melhoria.

INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS, ENGENHARIAS E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO (STEM EDUCATION)

Práticas de ensino em uma abordagem multidisciplinar a partir de intervenções metodológicas e tecnológicas inovadoras; cultura Maker; movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade); aprendizagem baseada na resolução de problemas e aplicação ao mundo real; desenvolvimento das habilidades práticas e apreciação pela colaboração; práticas experimentais especialmente nas áreas de química, física, biologia, matemática e engenharia, de modo aplicáveis em todos os níveis de ensino.

LIDERANÇA E GESTÃO EDUCACIONAL

Estudo sobre os principais conceitos e ferramentas da área de gestão e sua aplicação na área educacional. Reflexões sobre os tipos de liderança e suas principais competências, convergindo para relacionamentos e resultados. Análise de propostas de gestão e liderança voltadas para a inovação disruptiva na educação, planejamento de gestão e liderança que considere o trabalho em equipe, com projetos em contextos regionais, nacionais e internacionais.

POLÍTICAS E PRÁTICAS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Estudo sobre as políticas, as concepções, os contextos e as práticas recorrentes aos dilemas cotidianos de docentes e de gestores no ensino básico e superior com respeito ao ensino e à avaliação educacional e seus objetos de análise como a avaliação de sistemas, instituições, currículos, programas e projetos; reflexões sobre o desempenho docente e a avaliação da aprendizagem dos estudantes em sala de aula.

PRÁTICAS INTERATIVAS

Estudo de práticas interativas e inovadoras a partir de experiências relacionadas ao cotidiano das escolas e dos estudantes da educação básica e superior. Os desafios atuais enfrentados pelo professor e pelo gestor, relativos ao processo educativo em geral e aos processos formativos fundamentados na reflexão da práxis escolar e acadêmica.

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Promove reflexões sobre a produção do conhecimento na área da formação docente para a educação básica, identificando concepções a ela subjacentes. Oferece elementos teórico-metodológicos que possibilitem a compreensão reflexiva e crítica da formação como instrumento de profissionalização.

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO SUPERIOR

Discussões sobre teorias e tendências pedagógicas e suas implicações nas práticas metodológicas no contexto da sala de aula universitária. Estudo de abordagens contemporâneas que fundamentam as práticas científicas e investigativas na área da educação superior. Reflexão sobre a formação docente no sentido de construir a identidade profissional de um professor reflexivo e ético.

SEMINÁRIO EM GESTÃO EDUCACIONAL

Reflexões sobre a gestão educacional e escolar. Perspectivas teóricas que fundamentam a gestão educacional e escolar. Estudo sobre as relações entre a teoria e a prática de gestão. Reflexões a partir de casos e experiências do campo educacional. Compreensão das políticas governamentais e regulamentações que afetam a educação e como implementá las. Consideração sobre questões éticas que podem surgir na gestão educacional e como lidar com elas. Questões Legais e de Responsabilidade: Compreensão sobre as responsabilidades legais dos administradores escolares e como evitar litígios. Reflexão sobre o percurso formativo do gestor na contemporaneidade.