Estruturas dos módulos
A integralização dos estudos necessários ao Mestrado será expressa em unidades de crédito. O número mínimo de créditos em disciplinas não poderá ser inferior a 21, complementados por 6 créditos referentes à dissertação, totalizando o mínimo de 27 créditos para a integralização.
Cada crédito será equivalente a 15 horas.
Será atribuído o seguinte valor total obrigatório de créditos nas disciplinas cursadas:
1 – Disciplinas obrigatórias: 12 créditos;
2 – Disciplinas optativas: 9 créditos;
3 – Trabalho Final de Mestrado: 6 créditos;
4 – Total de créditos cursados para o depósito do Trabalho Final de Mestrado: 27 créditos.
Certificação:
Para fins de certificação, o aluno deve ser aprovado em todas as disciplinas e na dissertação. O currículo do Programa de Mestrado é constituído de:
1 – Disciplinas visando a conceder créditos;
2 – Exame de qualificação;
3 – Defesa pública de Trabalho Final de Mestrado.
Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
O MPE, para atender a sua missão, objetivos e perfil do egresso, organiza-se em uma área de concentração e duas linhas de pesquisa que servem de diretrizes norteadoras para a organização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, direcionando a organização sistemática das disciplinas, projetos de pesquisa, objetos de estudo, problemas de pesquisa e suas propostas metodológicas.
Tal princípio foi intencionalmente adotado para garantir a integração, articulação e aderência dos diversos componentes curriculares do MPE que envolvem o trabalho docente e discente.
Área de Concentração: Formação de Professores e Gestores Educacionais
A área de concentração “Formação de Professores e Gestores Educacionais” contempla os estudos sobre a formação de docentes e gestores em diferentes níveis e modalidades de ensino. Ela observa os limites e as possibilidades da inovação pedagógica nas ações educacionais, problematiza as repercussões das políticas educacionais nas práticas educativas e contempla experiências que promovam o desenvolvimento profissional no âmbito da educação.
Linha 1: Formação de Professores, Currículo e Práticas Inovadoras
A linha 1 investiga a formação inicial e continuada de professores e os saberes mobilizados nos processos formativos e curriculares. Ela considera as práticas docentes numa perspectiva contemporânea, em que as intervenções metodológicas e tecnológicas inovadoras se dão em diferentes tempos, espaços, modalidades e níveis de ensino. Isso resulta em capacidade de criar identidades e características distintivas num cenário educacional e cultural diversificado.
Linha 2: Formação de Gestores, Processos Educativos e Avaliação
A linha 2 investiga e analisa criticamente a gestão educacional a partir de seus fundamentos filosóficos, epistemológicos, políticos e históricos. Além disso, ela contempla estudos e intervenções sobre a gestão e a avaliação de sistemas e processos educacionais. Essa linha é fundamental para compreender como a gestão impacta os processos educativos e a eficácia das instituições educacionais.