Mestrado

Mestrado Educação

Mestrado Profissional em Educação

Mestrado Profissional em Educação

O Mestrado Profissional em Educação (MPE) do UNASP é reconhecido pela CAPES e seu diploma tem o mesmo valor do mestrado acadêmico, aumentando a competitividade do aluno no mercado de trabalho e dando continuidade a sua formação de pesquisador para futuro ingresso no doutorado.

Trata-se de uma excelente oportunidade para o desenvolvimento do profissional na área da educação, pois provê capacitação para lidar com as questões desafiadoras do cenário educacional atual.

Além disso, o MPE contribui para o desenvolvimento do potencial criativo e do pensamento crítico, bem como para a integração das tecnologias e da pesquisa em educação com vista à inovação das práticas docentes e dos processos de gestão.

Resultado processo seletivo 2024

Estruturas dos módulos

A integralização dos estudos necessários ao Mestrado será expressa em unidades de crédito. O número mínimo de créditos em disciplinas não poderá ser inferior a 21, complementados por 6 créditos referentes à dissertação, totalizando o mínimo de 27 créditos para a integralização.
Cada crédito será equivalente a 15 horas.

Será atribuído o seguinte valor total obrigatório de créditos nas disciplinas cursadas:

1 – Disciplinas obrigatórias: 12 créditos;

2 – Disciplinas optativas: 9 créditos;

3 – Trabalho Final de Mestrado: 6 créditos;

4 – Total de créditos cursados para o depósito do Trabalho Final de Mestrado: 27 créditos.

Certificação:

Para fins de certificação, o aluno deve ser aprovado em todas as disciplinas e na dissertação. O currículo do Programa de Mestrado é constituído de:

1 – Disciplinas visando a conceder créditos;

2 – Exame de qualificação;

3 – Defesa pública de Trabalho Final de Mestrado.

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

O MPE, para atender a sua missão, objetivos e perfil do egresso, organiza-se em uma área de concentração e duas linhas de pesquisa que servem de diretrizes norteadoras para a organização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, direcionando a organização sistemática das disciplinas, projetos de pesquisa, objetos de estudo, problemas de pesquisa e suas propostas metodológicas.
Tal princípio foi intencionalmente adotado para garantir a integração, articulação e aderência dos diversos componentes curriculares do MPE que envolvem o trabalho docente e discente.

Área de Concentração: Formação de Professores e Gestores Educacionais
A área de concentração “Formação de Professores e Gestores Educacionais” contempla os estudos sobre a formação de docentes e gestores em diferentes níveis e modalidades de ensino. Ela observa os limites e as possibilidades da inovação pedagógica nas ações educacionais, problematiza as repercussões das políticas educacionais nas práticas educativas e contempla experiências que promovam o desenvolvimento profissional no âmbito da educação.

Linha 1: Formação de Professores, Currículo e Práticas Inovadoras
A linha 1 investiga a formação inicial e continuada de professores e os saberes mobilizados nos processos formativos e curriculares. Ela considera as práticas docentes numa perspectiva contemporânea, em que as intervenções metodológicas e tecnológicas inovadoras se dão em diferentes tempos, espaços, modalidades e níveis de ensino. Isso resulta em capacidade de criar identidades e características distintivas num cenário educacional e cultural diversificado.

Linha 2: Formação de Gestores, Processos Educativos e Avaliação
A linha 2 investiga e analisa criticamente a gestão educacional a partir de seus fundamentos filosóficos, epistemológicos, políticos e históricos. Além disso, ela contempla estudos e intervenções sobre a gestão e a avaliação de sistemas e processos educacionais. Essa linha é fundamental para compreender como a gestão impacta os processos educativos e a eficácia das instituições educacionais.

Prof. PhD. Silvia Cristina de Oliveira Quadros

Pós-doutora em Educação na FE/USP. Doutora em Letras: Semiótica e Linguistica Geral pela FFLCH/USP. MBA em Gestão Estratégica na FEARP USP - Ribeirão Preto. Especialização na UNESC - Liderança, Gestão, Resultados e Engajamento. Experiência na área acadêmica com as disciplinas: Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Análise do Discurso, Prática de Ensino e Produção de Textos, formação de Professores e Metodologia de Ensino da Linguagem. Atuou na área administrativa como coordenadora do curso de Letras e diretora acadêmica nas Faculdades Integradas Módulo - atual UNIMODULO. Participação em congressos nacionais e internacionais com apresentação de trabalho. Participa dos grupos de pesquisa: GEDEC - Grupo de estudos em direito e diversidade étnico-cultural, coordena o grupo de pesquisa Gestão, Liderança e Inovação - GLI. Coordena os projetos de pesquisa: 1. Prática pedagógica: aspectos metodológicos e ideológicos e 2. Gestão, liderança e resultados na educação. Já atuou em como Assessora Pedagógica, Diretora Acadêmica; Pró-reitora de Graduação; Pró-reitora Associada e Diretora de Graduação no Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP. Tem experiência em avaliação de cursos na Educação Superior. É docente do curso de Pedagogia - campus SP, professora permanente e coordenadora do Mestrado Profissional em Educação do UNASP.

e-mail: silvia.oliveira@unasp.edu.br

Ver currículo completo